SEGUIDORES DO LINK CULTURA NO OESTE POTIGUAR
SEJA BEM VINDO AO LINK CULTURA NO OESTE POTIGUAR
ONLINE
sexta-feira, 22 de maio de 2009
segunda-feira, 11 de maio de 2009
BIBLIOTECA VÁLTER DE BRITO GUERRA - APODI
Mantém viva à memória de Valter de Brito Guerra, o maior e melhor patrimônio cultural de Apodi
Rua João Nogueira, s/nº - Apodi-RN
Foi fundada em 32 DE MARÇO DE 1941 pelo então prefeito de Apodi, o Padre Origens Monte, com a denominação de Machado de Assis, cuja denominação perdurou-se de 1941 até 2003, quando a Câmara Municipal aprovou unanimidade o Projeto de Lei do vereador Antonio de Souza Maia Júnior e o Prefeito José Pinheiro Bezerra aprovou o referido projeto o qual originou a Lei Nº dando nova denominação a Banda de Musica, passando a ser chamada de biblioteca pública municipal VÁLTER DE BRITO GUERRA.
Sediada na Rua Manuel Nogueira, s/nº - Centro, porém, antes já havia sido instalada no antigo prédio do IBGE, na Rua Nossa Senhora da Conceição, posteriormente funcionou por vários anos na Praça Francisco Pinto, prédio onde funcionou a Câmara Municipal, depois funcionou na Rua Raimundo Nonato. No Bairro Malvinas.
A biblioteca Valter Guerra funciona diariamente pela manhã, à tarde e à noite, atraindo cerca de 300 estudantes, pesquisadores e leitores de romances.
A biblioteca Municipal possui um acervo de mais de cinco mil livros de romances, literaturas, enciclopédias e livros de atualidade.
Em 1993 a biblioteca Valter Guerra estava quase fechando e o prefeito José Pinheiro Bezerra, em seu primeiro mandato (1993/1996) providenciou novas instalações com novos móveis para acomodar os livros.
Infelizmente não foi possível conseguir a relação de todos os coordenadores da Biblioteca Pública Municipal de Apodi, apenas conseguimos os nomes de alguns deles, assim vejamos:
1993 – JOSÉ NARCISIO GUERRA
1999 – Maria Alzeneide de Oliveira
Acreditamos que a Biblioteca bem estrutura e eficiente numa cidade é um significativo estimulo à motivo de honra e orgulho de um povo que ama o conhecimento, a sapiência.
Ciente disso, as Bibliotecas públicas do município de Apodi – VÁLTER DE BRITO GUERRA, como também da Academia Apodiense de Letras, locada na Casa de Cultura Popular de Apodi, decidem formar parceria no intuito, de juntas, trabalharem para alcançar objetivos em comuns como, o de melhorar seu acervo para pesquisas (obras, documentário, periódicos, fragmentos literários norte-rio-grandense, etc), melhoria no seu ambiente físico, tendo em vista o mínimo de conforto para seus freqüentadores e, principalmente, trabalhar definitivamente para a inclusão digital e acesso a Internet, proporcionando aos seus usuários e funcionários uma autualização constantes das novas metodologias de pesquisas e acesso direto em tempo real das informações e conhecimentos na atualidade
Entendemos que a participação da sociedade civil organizada, órgãos públicos e outros agentes poderão participar diretamente nestes movimentos de apoio a educação, cultura e, principalmente no fortalecimento das nossas bibliotecas públicas com o propósito de ampliar a dimensão da responsabilidade social de empresas e dos voluntários amigos da biblioteca e amantes do livro. E, por fim, valorizar e destacar a instituição BIBLIOTECA PÚBLICA, como um dos principais símbolos do patrimônio histórico-cultural humano, incentivadora do exercício intelectual e da cidadania, de um povo forte e de todas as forças vivas da sociedade.
É uma vergonha para o Apodi, uma cidade com quase 40 mil habitantes, infelizmente, ainda não possui uma Biblioteca Municipal à altura de seu povo, que nem sequer tem uma sede própria, vive de rua em rua, como já falei anteriormente. De 1982 até hoje a biblioteca já esteve em cinco endereços e nem sequer possui um computador e seu acervo é limitadíssimo, de apenas cinco mil livros, porém, bons livros, são muitos poucos, daí se faz necessário que a população faça doação de livros a instituição, já que o Poder Executivo, nem o Legislativo, não fazem sua parte, tendo em vista o grande número de visitas diárias e a biblioteca está com a quantidade de livros muito pequena para atender a demanda e quem estiver com livro em casa que não esteja sendo utilizado deveria doar para fortalecer o acervo da biblioteca
BIBLIOTECA DE CARAÚBAS
A Biblioteca Pública Municipal Desembargador Luiz Manoel Fernandes, ora instalada a Rua Getúlio Vargas, nº 30, centro de Caraúbas; fundada em 7 de setembro de 1942, conta hoje com um diversificado acervo de livros, dispostos a consultas, pesquisas e, na sua quase totalidade, a empréstimo aos associados. Funcionando de segundas a sexta, das 7 às 12 horas e as 13 às 17:30 horas. Dispões pessoal capacitado para orientar, informar, dar apoio e assistência aos usuários na escolha de boas leituras e na identificação de material de Pesquisas estudantis e de atividades didáticas, culturais, etc.
É interesse dessa biblioteca:
# Formar cada vez mais leitores em todas as faixas etárias sociais.
# Compor parcerias com os professores a fim de incluir-se em seus currículos.
# Oferecer ao público um ambiente próprio ao recolhimento, ao estudo e ao lazer intelectual.
Disponibilizar (espaços para exposições de trabalhos didáticos ou culturais literários; plásticos).
Colaborar de bom grado com os promotores de cultura.
# Receber, penhoradamente, doações de livros, jornais, revistas, apostilhas e o mais que venha aumentar e enriquecer-lhe o acervo.
# Informatizar-se.
Acatar sugestões para (e críticas quanto) seu desempenho, para auto-avaliação e buscas de aperfeiçoamento.
ASSOCIE-SE JÁ!!! LEIA MAIS!!!
Patrono
Natural de Caraúbas, nascido a 28 de fevereiro de 1856. Faleceu em Natal a 21 de setembro de 1935. Magistrado, historiador. “Ao lado de Vicente de Lemos e Tavares de Lira, formou o trio precursor da historiografia potiguar”
Em seu livro Estudos Norte-Riograndenses, Manoel Onofre Júnior, diz: “Alguns dos historiadores potiguares não escreveram livros, nem se preocuparam em juntar num volume a sua obra esparsa em
segunda-feira, 4 de maio de 2009
BIBLIOTECA NEY PONTES - MOSSORÓ
A Biblioteca Pública Municipal de Mossoró foi oficialmente criada no dia 05 de abril de 1948, como cumprimento de promessa de campanha. A idéia foi do seu irmão Vingt-un Rosado. Mas Dix-sept era bastante sensível para entender as necessidades do município. É o próprio Vingt-un quem confessa: “Convenci Dix-sept a prometer a criação de uma Biblioteca Pública Municipal, que seria oficializada através do Decreto Executivo n.º 04, apenas cinco dias depois da sua posse na Prefeitura”.
Para que o projeto fosse concretizado, Dix-sept nomeou uma comissão organizadora, formada por: João Damasceno da Silva Oliveira, José Romualdo de Souza, José Ferreira da Silva, Rafael Bruno de Medeiros e Vingt-un Rosado Maia, todos cidadãos comprometidos com a cultura mossoroense.
Os ofícios de comunicação da criação da Biblioteca e o pedido de registro no Instituto Nacional do Livro foram redigidos por João Damasceno. O espaço físico foi conseguido pela Prefeitura no pavilhão térreo do Clube Ipiranga. Em depoimento, Vingt-un fala das dificuldades iniciais para que o sonho se tornasse realidade: “ Nenhum de nós, eu, Ferreira, América Rosado, tinha curso de biblioteconomia. Lemos alguns livros especializados e começamos a tarefa. Dix-sept visitava o trabalho quase diariamente. Mandou fazer as estantes e o mobiliário necessário”.
Para a formação do acervo da Biblioteca, contou-se com a colaboração dos mossoroenses. O padre Mota, ex-prefeito e vigário de Mossoró, fez doação de 300 volumes de sua biblioteca particular. Augusto da Escóssia na época era o presidente do Ipiranga. Por solicitação da comissão, permitiu que a Biblioteca Hemetério Queiroz fosse incorporada à Biblioteca Pública. De Natal, Dix-huit Rosado mandou várias caixas de livros arrecadados entre os amigos, de forma que na sua inauguração, a Biblioteca já contava com um acervo de 1.888 obras em 2.131 volumes. Visando criar nos jovens o hábito da leitura, o prefeito Dix-sept Rosado inseriu na Biblioteca uma seção de estados infantis. A idéia era inédita, pelo menos no Rio Grande do Norte. E isso era só o começo. Com a Biblioteca, veio o Museu, veio o Boletim Bibliográfico e a Coleção Mossoroense, tudo como desdobramento da idéia inicial da Bibiioteca.
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, MOSSORÓ-RN
Quem sou eu

- OESTE POTIGUAR NEWS
- É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...
ARQUINO CULTURA OESTE POTIGUAR
BLOG'S DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
CULTURA POTIGUAR
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Museu Café Filho - NATALHá 14 anos
-
-
LISTA DE SITES NA ÁREA CULTURAL E MUSICAL
MUSEU DO PETRÓLEO

MOSSORÓ
MUSEU DO CANGAÇO

MOSSORÓ
MUSEU DO SERTÃO

Sítio Alagoinha - Mossoró-RN
MUSEU DE MARTINS

INSTITUTO NORTE RIO GRANDENSE DE GENEALOGIA

NATAL