quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ACADEMIA AREIA-BRANQUENSE DE LETRAS

Um grupo de amantes da literatura de Areia Branca, tendo à frente o advogado Rogério Edmundo de Souza, entrou definitivamente para a história do município, cuja primeira página foi escrita dia 22 de outubro de 2009, com a fundação da Academia Areia-branquense de Letras.

A reunião ocorreu no Ivipanim Clube, onde durante algum tempo foram debatidos os meios para funcionamento da academia, os tipos de ações que norteariam a instituição e os critérios para ampliação do quadro de membros, além da escolha dos patronos. Todos concordaram que se tratava de um momento histórico para a cidade.

A academia, a princípio, funcionará com dez membros, que foram convidados levando-se em consideração a importância de suas obras e seu envolvimento com a literatura. A composição, no total, será de 40 membros efetivos e perpétuos. Para cada uma das quarenta cadeiras, os fundadores efetivados dia 22 irão escolher posteriormente seus ocupantes.

Os dez primeiros imortais fundadores da recém-criada Academia Areia-branquense de Letras, bem como os membros da diretoria da instituição, são os seguintes:

Cadeira 1 - Rogério Edmundo de Souza (presidente); Cadeira 2 - José Jaime Rolim (vice-presidente); Cadeira 3 - José Francisco Ferreira (secretário); Cadeira 4 - Máximo Júnior Rebouças (diretor de Informação); Cadeira 5 - Francisco Ventura (diretor de Documentação); Cadeira 6 - Wilson de Souza Dantas; Cadeira 7 - Antônio Silvério da Silva (vogal); Cadeira 8 - José Narcízio Rebouças; Cadeira 9 - Dário Lima; Cadeira 10 - Luciano Oliveira (Conselho Fiscal).

Na oportunidade foram convidados para participar da academia como Membros Honorários, as seguintes pessoas: Naelson Oliveira de Souza (chefe de Gabinete Civil da Prefeitura de Areia Branca), Paulo César Garção (secretário municipal de Administração), George Araújo (marítimo), Ricardo Edmundo de Souza (servidor público), Francisco Antônio de Souza, "Catitonho" (professor), Ana Karine Rolim (servidora pública), José Erivan da Silva (radialista) e Antônio Silvério Filho (educador).

Ficou definido que em novembro haverá a segunda reunião da academia, para indicação e escolha, desta feita pelos imortais, de mais dez membros vitalícios. As reuniões ocorrerão sucessivamente até que as 40 cadeiras sejam todas ocupadas.

De acordo com o seu presidente, Rogério Edmundo, a Academia Areia-branquense de Letras tem como objetivo contribuir para o fortalecimento cultural do município, preservando a riqueza literária dos que partiram e revelando valores vivos.
FONTE - O MOSSOROESE (17/10/18720, EDITADO EM MOSSORÓ

Um comentário:

  1. Ana Karine Rolim deveria ser membro titular dessa academia. Mas ela é modesta e se orgulha de estar aí.
    Vou gostar do site.
    Fabio Daflon

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, . CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...